barra turquza.png
Psoríase
O QUE É PSORÍASE

Psoríase é um distúrbio crônico autoimune, de predisposição genética, caracterizado pela presença de pápulas eritematosas bem demarcadas, com descamação branco-prateada, que crescem e formam placas na pele ou nas unhas.

A descamação em lamelas grossas e as placas rosadas são comuns no couro cabeludo e principalmente na superfície extensora das articulações. O prurido (coceira) pode estar associado à formação destas placas, porém não está sempre presente.  

A psoríase acomete 1,5 a 2% da população nos países ocidentais. A artrite psoriásica, definida como a inflamação articular provocada pela psoríase, está presente em 10 a 25% dos pacientes portadores de psoríase.  

FATORES DESENCADEANTES

O estresse é considerado um fator desencadeante dos episódios de psoríase em até 40% dos adultos e em porcentagens ainda maiores em crianças. Outros fatores desencadeantes são o traumatismo físico como a fricção e a escarificação, as infecções de pele ou do organismo como um todo, o uso de determinados fármacos e tem relação estatisticamente significante com o ALCOOLISMO. 

TRATAMENTO

A escolha do tratamento da psoríase depende da idade do paciente, do tipo de psoríase (gutata, em placas, palmar e palmopustulosa, pustulosa generalizada ou eritrodérmica), da localização e extensão das lesões e distúrbios clínicos associados. 

Fonte: Dermatologia de Fitzpatrick : atlas e texto. Klaus Wolff, Richard Allen Johnson. 

 

 

Importante!

Problemas de pele não devem ser tratados de maneira superficial. Há procedimentos que parecem simples, mas podem causar danos permanentes se forem mal recomendados ou realizados por pessoas sem capacitação. Para que seja feito o correto diagnóstico e a indicação do melhor tratamento para cada caso, agende uma consulta com um médico dermatologista.